Integração com a Graduação

O Programa mantém uma forte integração com os cursos de graduação em Matemática (Licenciatura e Bacharelado) tanto na UFAL quanto na UFBA. Todos os professores do programa ministram regularmente disciplinas na graduação. Além disso, diversos deles desenvolvem outras atividades, tais como orientação de projetos de final de curso e/ou de iniciação científica, participação em projetos de extensão e palestras de divulgação.
A integração da pós-graduação com a graduação se faz, sobretudo através dos projetos de Iniciação Científica na UFAL e na UFBA. O programa busca atrair para a pesquisa em Matemática fundamentalmente alunos de graduação em Matemática, Física e Computação incentivando ao ingresso nos programas de Mestrado em Matemática e posterior absorção pelo programa de Doutorado em Matemática. Os alunos são motivados a participar de atividades de pesquisa, frequentando cursos de verão ofertados pela pós-graduação bem como a participar de outros encontros científicos.
Além disso, em 2012 foram ofertadas as seguintes disciplinas, em nível de iniciação científica e mestrado nos Programas de Verão de ambas as instituições:Análise Real (UFAL), Introdução à Computação Gráfica (UFAL), Introdução à Análise no Rn (UFBA), Variáveis Complexas (UFBA) e Análise Funcional (UFBA). Um ponto muito importante é que os estudantes de iniciação científica mais avançados têm cursados algumas disciplinas do curso de mestrado, o que certamente vai implicar na redução do tempo médio de curso quando eles ingressarem como alunos nos programas de pós-graduação, em particular no nosso curso.