Mestrado

O programa de Mestrado em Matemática na UFBA, criado em 1968, é hoje o único programa da área na Bahia. Portanto, tem um papel de liderança regional na formação de professores para faculdades  e universidades locais, havendo, em particular e destacadamente,  um número bastante grande de egressos do programa trabalhando como docentes nas diversas universidades estaduais do Estado da Bahia. A UFBA é um dos centros mais ativos de pesquisa em matemática no Norte e Nordeste do Brasil,  com seu quadro de pesquisadores publicando  constantemente em renomadas revistas internacionais. Um Programa de Verão, já bastante tradicional,  é organizado todos os anos, nos meses de janeiro e fevereiro. O público-alvo desse programa vai desde futuros alunos de mestrado até pesquisadores seniores. As atividades de verão incluem cursos, workshops e conferências dos vários grupos de pesquisa (os quais vem organizando semanas temáticas de suas áreas durante o Programa de Verão, muitas vezes com a presença de pesquisadores convidados externos). Além disso, no final de cada ano-calendário é organizada uma conferência (o Encontro PGMAT), a qual reúne estudantes e pesquisadores de todas as áreas da Matemática (sempre com a presença de pesquisadores convidados externos).

Atualmente os membros docentes pesquisadores do programa atuam nas seguintes áreas de pesquisa:

Álgebra

Análises

Estatística

Geometria

Lógica e Topologia

Probabilidade

Sistemas dinâmicos

 

O programa é dividido em duas áreas de concentração, Matemática e Estatística. Para obter o título de Mestre na área de concentração Matemática, os estudantes que ingressem no curso precisam cumprir as seguintes exigências:

  1. Ser aprovado em 8 disciplinas, sendo que 5 delas são obrigatórias e 3 são optativas. A nota média deve ser pelo menos 7 pontos de 10 pontos possíveis.

  2. As disciplinas obrigatórias são: Análise no Rn (MAT508), Teoria dos grupos e anéis (MAT506), Geometria Diferencial (MAT509), Variáveis Complexas (MAT512) e Equações diferenciais ordinárias (MAT510).

  3. Escolher o orientador dentro do prazo de 9 meses de ingresso no Programa.

  4. Se inscrever a partir do terceiro semestre na atividade Pesquisa Orientada (MAT790).

  5. Apresentar o Projeto de Dissertação (MAT792), o qual ocorre geralmente no terceiro semestre do estudante no curso. A data é determinada pelo colegiado.

  6. Se inscrever no terceiro ou quarto semestre na atividade Tirocínio Docente Orientado (MAT791) ou Estágio Docente Orientado (MAT939).

  7. Elaborar e defender a dissertação de mestrado.

É responsabilidade do orientador, semestralmente e a partir do terceiro semestre, consolidar as atividades do aluno (mencionadas acima) no sistema SIGAA/UFBA. 

 

No caso da área de concentração Estatística as exigências são similares. O que muda são as disciplinas obrigatórias, que neste caso são Probabilidade (MAT562), Inferência (MATF11), Modelos Lineares Generalizados A (MATF03), Técnicas Computacionais em Estatística (MATF32), e Métodos Estatísticos (MAT558).  Além das 3 atividades mencionadas acima o aluno deve se inscrever no terceiro semestre na Disciplina Seminários em Estatística (MATF04).

 
Para mais informações sobre o curso como por exemplo sobre o processo de conclusão, o template latex para a dissertação e algumas sugestões de como cursar as disciplnas do curso veja o item Informações úteis para estudantes no lado esquerdo. 

Coordenador:

Dirk Erhard

e-mail: erharddirk@gmail.com

 

Vice - Coordenador:

Samuel Gomes da Silva

e-mail: samuel@ufba.br

Avaliaçao do programa (2013-2016)

Avaliação do programa (2010-2012)

Avaliação do programa (2007-2009)

Avaliação do programa (2004-2006)

Avaliação do programa (2001-2003)

Avaliação do programa (1998-2000)

 

 

Português, Brasil