Mestrado

O Curso de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal da Bahia foi criado no ano de 1968, logo após a criação do Instituto de Matemática.

A primeira turma do Mestrado em Matemática teve início do ano de 1969 e sua aprovação pela Câmara de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa do Conselho de Coordenação da UFBA, deu-se em 07 de abril de 1975. Desde então, o curso de mestrado em Matemática já formou mais de 120 mestres os quais têm dado sua contribuição nas muitas Universidades estaduais e mesmo faculdades privadas da Bahia. Alguns destes mestres egressos prosseguiram seus estudos concluindo o doutorado em instituições como USP e IMPA, entre outras.

Por ser o único curso dessa natureza no Estado da Bahia, e dada a carência que o Estado, com suas dimensões, possui de profissionais qualificados em matemática, o mestrado tem apresentado forte demanda nos últimos anos, com até mais de uma centena de inscritos para o curso de admissão, por exemplo, no ano de 2002. A formação de mestres teve um grande acréscimo também na atual época, com a média de dez novos mestrandos concluindo seu curso a cada ano, nos últimos três anos. Por outro lado, a pós-graduacão em matemática da UFBA passa por um momento de notável efervescência científica, sem par na sua história.

 

PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS: O programa tem concentrado esforços no incremento de sua produção cientifica, de modo a constituir-se num pólo regional de pesquisa em Matemática. Nesse sentido, tem contado com o apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, através de vários projetos conjuntos. Entre eles, citamos o projeto intitulado Desenvolvimento Integrado em Sistemas Dinâmicos e Geometria Diferencial do PADCT/CNPq (executado de meados de 2004 a agosto de 2006) e o projeto PROCAD da CAPES "Fortalecimento da Matemática no eixo Alagoas-Bahia" (iniciado em 2006), que além de pesquisadores da UFBA e IMPA envolve também pesquisadores da UFAL. Citamos ainda, no âmbito da cooperação do IMPA, o projeto INCT (antigo Milênio) e a participação de vários pesquisadores do programa da PGMAT-UFBA no "Núcleo de Excelência em Sistemas Dinâmicos" (PRONEX/FAPERJ/CNPq 2006), coordenado pelo Professor Marcelo Viana (IMPA).

Um indicativo da evolução das atividades de pesquisa é que, em 2004, não tínhamos no programa pesquisadores com bolsas de produtividade em pesquisa, passamos a contar com uma bolsa em 2005, duas em 2006 e em 2008 contamos com três bolsas de produtividade em pesquisa concedidas pelo CNPq para pesquisadores permanentes do programa. O programa conta ainda com vários pesquisadores participando e/ou coordenando projetos envolvendo outras instituições (não citadas acima) como o projeto "Pesquisa Integrada em Sistemas Dinâmicos no Nordeste" do Edital Universal 2006 (Edital MCT/CNPq 02/2006, no 477580/2006-8) coordenado pelo Professor Armando Castro da UFBA, do qual participam pesquisadores da UFMA e da UFAL. Citamos também o projeto "Teoria Ergódica de Sistemas Caóticos: estabilidade do comportamento assintótico" coordenado pelo Professor Vitor Araújo da UFRJ, financiado pela FAPERJ, do qual participam pesquisadores da UFBA e UFRJ, e o projeto No 478371/2007-1 do Edital Universal 2007 (Edital MCT/CNPq 15/2007) coordenado pelo Professor Enrique Pujals do IMPA, do qual participam pesquisadores da UFBA, UFF e IMPA.

Nos últimos cinco anos, houve uma mudança nas perspectivas de evolução desta Pós-Graduação. Estas mudanças devem- se não só às melhorias logísticas (implantação de laboratórios de informática, compra de material bibliográfico, instalação de condicionadores de ar, etc.) propiciadas pelo apoio financeiro de vários projetos, mas também ao ingresso de um bom número de novos pesquisadores ao programa, às visitas de pesquisadores de outras instituições, à participação de pesquisadores da PGMAT-UFBA em eventos nacionais e internacionais e aos eventos aqui ocorridos. De fato, o programa tem realizado eventos científicos na UFBA com a finalidade de integração e melhor inserção do mesmo no contexto da pesquisa em Matemática (II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática - 2004, Workshop em Dinâmica Caótica e Geometria Diferencial -2005, Escola de Geometria Diferencial - 2006, e International Symposium of Dynamical Systems - 2006). Acreditamos que o ingresso dos novos pesquisadores e a movimentação fomentada pelos projetos ajudaram a quebrar o isolamento que a PGMAT da UFBA vinha se mantendo, marcando o início de uma colaboração duradoura e robusta com várias outras instituições de pesquisa e pós-graduação do país, assim como um aumento consistente na produção científica da Pós-Graduação em Matemática da UFBA.

 

Coordenador:

Joilson Oliveira Ribeiro

e-mail: joilsonor@ufba.br

 

Vice - Coordenador:

Tertuliano Franco Santos Franco

e-mail: tertu@ufba.br

Avaliaçao do programa (2013-2016)

Avaliação do programa (2010-2012)

Avaliação do programa (2007-2009)

Avaliação do programa (2004-2006)

Avaliação do programa (2001-2003)

Avaliação do programa (1998-2000)