Apresentação

A criação do curso de Pós-Graduação em Matemática, em nível de mestrado, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) data de 1968, mesmo ano em que o Instituto de Matemática da UFBA foi criado. No caso da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), seu Programa de Pós-Graduação em Matemática, também em nível de mestrado, foi criado apenas no ano de 2004.  Destacamos o fato de que estes eram até o ano de 2010 os únicos programas de Pós-Graduação nos Estados da Bahia e Alagoas.
 
Até 2015, apenas a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na Bahia, ofertava Bacharelado em Matemática (desde 1998), além da UFBA no seu campus de Ondina, em Salvador, e da UFAL, no seu campus de Maceió, entre todas as instituições de ensino superior nos Estados de Alagoas e Bahia. 
 
Estes fatos evidenciam a escassez de recursos humanos qualificados que havia para embasar atividades de ensino & pesquisa e exibem a importância da expansão das atividades de formação avançada de recursos humanos para reforçar os quadros docentes das instituições de ensino superior, estadual e do setor privado de ambos os estados, reduzindo assim a assimetria territorial brasileira.
 
Esta carência enorme perpetuava um círculo vicioso difícil de quebrar, isto é, a falta de um grupo suficientemente robusto de pesquisadores na área em cada estado não havia permitido a criação de um doutorado, a falta de um doutorado impedia formar pesquisadores nestes estados, deixando a região pouco atrativa para pesquisadores de fora e também com grandes dificuldades para atrair de volta os discentes que haviam saído para fazer o doutorado em outros estados, e assim o número de pesquisadores permanecia pequeno, perpetuando este ciclo.
 
Após 14 anos de sua criação, o Programa de doutoramento UFBA-UFAL manteve-se como única porta de formação em nível avançado e de qualidade em Matemática em nossos Estados e que estes continuam a promover as atividades autônomas de ensino & pesquisa em nível de Doutorado na Bahia e Alagoas.  Isso dito, destacamos que o Programa de Doutorado continua tendo importância estratégica para todas as instituições de ensino destas duas regiões do Nordeste brasileiro.
 
Este programa em associação, calcado na colaboração entre os pesquisadores da UFBA e da UFAL na última década, foi fortemente apoiado e incentivado por ambas as universidades através, especialmente, de suas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e contou com apoio irrestrito dos Institutos de Matemática destas instituições.
 
Neste eixo, a contribuição do nosso programa é clara: após sua criação em 2010, o programa teve sua primeira titulação em 2014, e durante o quadriênio 2013-2016 contamos com um total de 17 egressos, de 2017 a 2020 formamos mais 30 doutores, e de 2021 a 2024 formamos mais 20 doutores, demonstrando a solidez e o sucesso do programa. É importante frisar que esta redução no número de doutores do quadriênio 2017-2020 para o quadriênio 2021-2024 está fortemente relacionado com a pandemia de COVID-19 e consequente extensão do prazo para integralização curricular determinado pelas portarias 04/2020 - Consuni, 03/2020 - Consuni, 07/2021 - Consuni e 05/2022 - Consuni. Assim muitos discentes que terminariam seus doutorados no quadriênio 2021-2024 muito provavelmente defenderão suas teses no quadriênio 2025-2028. Como exemplo, apenas entre janeiro e março de 2025 já tivemos mais duas teses defendidas. 
 
As atividades do Programa de Doutorado, além de estimularem o corpo discente dos Programas de Pós-Graduação em Matemática existentes para almejarem outro nível de formação, contribuíram fortemente para a atração de recursos humanos altamente qualificados nos diversos concursos para provimento de vagas docentes nos Departamentos de Matemática na UFBA e na UFAL que se realizaram desde 2010, e assim proporcionaram a expansão do corpo docente dos Programas de Pós-Graduação em Matemática de ambas as instituições, incluindo o Programa de Doutorado em Matemática em Associação.  Isto mostra a consolidação de um círculo virtuoso de atração e fixação de recursos humanos bem qualificados em nossos Estados.
 
Sobre linhas de pesquisa: no quadriênio anterior, incorporando novos docentes e linhas de pesquisa dentro da linha de pesquisa Álgebra, esta foi renomeada para ÁLGEBRA, LÓGICA E TOPOLOGIA, aumentando sua capacidade de orientação.
 
Sobre ampliação de espaço físico:  O Instituto de Matemática da UFAL inaugurou em 2010 um novo prédio com salas de aula e gabinetes para seus professores que está em pleno funcionamento. O Programa ganhou duas salas exclusivas neste novo prédio que já estão equipadas com condicionador de ar e projetores fixados no teto. Além disso, em 2015 a Fundação local, FAPEAL, concedeu um recurso que permitiu a criação de 6 gabinetes para professores, uma sala de visitante e uma sala de Pós-doutorado comportando 3 pessoas. Ainda destacamos 3 laboratórios de estudos, um voltado a IC, 25 pessoas, um de mestrado, 20 pessoas, e um de doutorado, 20 pessoas, comportando assim todos os discentes do Programa em Maceió da forma mais adequada possível.
 
 O Instituto de Matemática da UFBA finalizou em 2012 a reforma e ampliação do seu edifício contando agora com 6 salas de aula exclusivas para a Pós-Graduação e um auditório com capacidade para 120 pessoas, além de gabinetes individuais para todos os docentes e visitantes da pós-graduação.
 
 Durante o ano de 2016, o acesso ao corredor da ala para a Pós-Graduação do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA passou a ter fechadura com teclado numérico com códigos exclusivos para o corpo docente do Instituto de Matemática e Estatística e para os discentes dos Programas de Pós-Graduação do Instituto. Este corredor foi equipado com bancadas, cadeiras, prateleiras e ar condicionado, e se transformou em mais um ambiente de estudo e trabalho dos discentes, alargando significativamente as salas reservadas para os pós-graduandos do Instituto e melhorando substancialmente suas condições de trabalho e estudo.
Durante o ano de 2017, o Instituto de Matemática e Estatística melhorou significativamente a infraestrutura instalando projetores de vídeo fixos e respectivas telas de projeção, além de quadros brancos mais amplos, dentro de todas as salas de aula da Pós-Graduação.
No final de 2024, o Instituto de Matemática e Estatística decidiu oferecer mais uma sala para uso dos discentes de pós-graduação, que deve ser equipada em breve para uso dos alunos e alunas.