Infra-Estrutura

O Instituto de Matemática da UFBA está sendo totalmente reformado. Uma nova ala para a Pós-Graduação foi entregue no final de 2011. Com a nova ala, o Programa passa a contar com 5 salas de aula equipadas com projetores e equipamentos de multimídia sendo que 3 delas para 25 alunos e 2 para 35 alunos (as salas de aula já estão prontas e sendo utilizadas pelo Programa). Temos ainda nesta ala um auditório para 120 pessoas, um laboratório com 25 computadores e salas de estudos para os alunos. Ao final da reforma, o Programa contará com gabinetes individuais para os alunos de Doutorado em fase de elaboração da tese. Observo ainda que todos os professores do Programa tem gabinetes individuais bem equipados e que tanto as salas de aula quanto laboratórios, salas de estudo, salas dos professores e dos alunos são climatizadas com aparelhos de ar condicionado.


Os pesquisadores e alunos do programa contarão com pelo menos dois laboratórios computacionais para pesquisa. Um deles, o Laboratório de Modelagem Geométrica e Visão Computacional, na UFAL e um outro, o Laboratório de Pesquisa Matemática, na UFBA. Ambos os laboratórios estão bem equipados e são para uso exclusivo em atividades de pesquisa. Estes laboratórios vêm sendo usados pelos pesquisadores dos Programas de Mestrado em Matemática nestas instituições e passarão a agregar os pesquisadores e alunos do Programa em Matemática em Associação Ampla UFAL-UFBA. Além disto, na UFAL o Programa conta com o Centro de Pesquisa em Matemática Computacional (CPMAT), obra financiada pelo CT-INFRA/FINEP/MCT, e na UFBA o programa estará contando com um novo laboratório que esta sendo instalado na nova ala destinada a Pós-Graduação do instituto entregue em 2012. Os institutos da UFAL e da UFBA contam com gabinetes climatizados e com computador, disponíveis para pesquisadores visitantes bem como nas salas de estudo dos alunos.


Biblioteca dos Grupos de Pesquisa em Matemática. Esta biblioteca foi criada recentemente e possui cerca de 300 títulos voltados para pós- graduação e pesquisa.
Biblioteca do Instituto de Física da UFBA. Esta biblioteca possui cerca de 200 títulos específicos em Matemática e Física-Matemática com ênfase na pós-graduação.
A Biblioteca Central da UFBA. Está biblioteca possui um acervo de cerca de 3.200 títulos de livros de graduação e pós-graduação em Matemática, informatizado e disponível para consulta através da internet (obs: estamos aqui nos referindo ao número de títulos e não ao número de exemplares tombados). Todos os livros disponíveis no sistema de Bibliotecas da UFBA incluem seus respectivos códigos de chamada nas referências bibliográficas das disciplinas. A biblioteca atende potencialmente a toda a UFBA, sobretudo a alunos dos cursos de Ciências Exatas e Engenharias. Atende também (apenas para consulta) a alunos do CEFET (Centro Federal da Educação Tecnológica) e universidades particulares, além de técnicos de diversas instituições do estado. Os seguintes serviços estão disponíveis na biblioteca:
1.Empréstimo domiciliar;
2.Consulta local para a comunidade interna e externa à UFBA;
3.COMUT - Programa de Comutação Bibliográfica. Este programa localiza e obtém cópias de artigos de periódicos ou outros documentos em âmbito nacional e internacional. O COMUT representa uma importante alternativa nas atividades de pesquisa bibliográfica, sobretudo na obtenção de referências não disponíveis nas bases de dados usuais.
MathSciNet. Os pesquisadores deste projeto podem acessar o MathSciNet através dos computadores da rede da UFBA. A Biblioteca Central da UFBA conta ainda com cerca de 20 periódicos em Matemática que, embora não esteja atualizado, serve de complemento ao Portal de Periódicos da CAPES. A Biblioteca Setorial em Matemática da UFAL conta ainda com cerca de 25 periódicos em Matemática que, embora não esteja atualizado, serve de complemento ao Portal de Periódicos da CAPES. Observamos ainda que está em construção a nova biblioteca Omar Catunda que abrigará o acervo das áreas de Matemática, Física e Química da UFBA.


Portal de Periódicos da CAPES. O Portal de Periódicos da CAPES, um dos maiores do mundo e o único oferecido pelo governo para pesquisas em pós-graduação, está disponível para mais de um milhão de estudantes em 152 universidades e institutos de pesquisa com programas de pós- graduação recomendados pelo MEC. Criado em 2000, o portal de periódicos registra 80 mil acessos diários. Conta com mais de nove mil títulos de fontes nacionais e internacionais de nível acadêmico e possui acesso ao banco de patentes registradas no país. Os periódicos, disponibilizados em tempo real pelo Portal CAPES, representam uma parte substancial dos títulos indispensáveis para a pesquisa bibliográfica em Matemática. Todos os pesquisadores do IM/UFBA e do IM/UFAL podem, através de seus computadores instalados nos gabinetes, acessar o sítio de periódicos da CAPES e os demais sistemas eletrônicos de pesquisa bibliográfica disponíveis na UFAL e UFBA(Portal de Informação da UFBA - PROSSIGA, Web-of- Science, Scielo, COMUT, Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas, Banco de Teses, Derwent Innovations - para patentes, entre outros).


Laboratório para aulas informatizadas, com 30 máquinas (computadores e terminais) e projetor multimídia. Este laboratório é utilizados em atividades didáticas do programa com recursos de informática. Também é usado em atividades de integração com a graduação e como suporte computacional em eventos. Além da disponibilidade de uso dos equipamentos dos laboratórios de informática, cada docente do Programa dispõe de um computador em seu gabinete individual de trabalho.