Estrutura Curricular

Grade Curricular - 2010.1

 

O programa de doutorado possui quatro áreas de concentração: Análise, Álgebra, Geometria e Sistemas Dinâmicos. As componentes curriculares do Programa são:
I- Disciplinas;
II- Atividades Curriculares;
III- Tese de Doutorado.

As atividades referidas no item II são obrigatórias e compreendem:
a) exame de qualificação;
b) pesquisa orientada, com vistas à elaboração da Tese;
c) estágio docente orientado;
d) preparação de tese.

Após a aprovação nos exames de qualificação (em duas áreas distintas), o discente deverá, a cada período letivo, matricular-se na atividade Pesquisa Orientada. A forma de avaliação do discente nesta atividade será fixada pelas Normas Internas do Programa (veja o regimento do programa para mais pormenores).Será desligado do Programa o discente que for reprovado em duas disciplinas ou duas vezes na mesma disciplina; for reprovado em duas atividades ou duas vezes na mesma atividade; for reprovado em uma disciplina e uma atividade; for reprovado em um dos exames de qualificação; exceder o limite máximo de tempo disposto no regimento interno; ou for reprovado no julgamento de sua tese.

Como disposto no regimento, os exames de qualificação são dois: escrito e oral.

O exame de qualificação escrito abrangerá uma área do Programa e deverá ser realizado em até 14 meses, após a entrada do aluno no Programa, e seu conteúdo será composto por uma lista de quinze tópicos previamente divulgados pelo colegiado do Programa (clique aqui para ver o conteúdo destes exames no ano letivo de 2014). A Comissão Julgadora do exame de qualificação escrito será constituída por três professores indicados pelo Colegiado, com pelo menos 15 dias de antecedência da data de sua realização.

O exame oral abrangerá uma área do Programa, distinta da área considerada no exame de qualificação escrito, e deverá ser realizado em até 18 (dezoito) meses após a entrada do aluno no Programa. O programa do exame oral deverá ser aprovado pelo orientador e será submetido à aprovação do Colegiado pelo discente. A Comissão Julgadora do exame de qualificação oral será constituída por três professores e sua composição deverá ser submetida à aprovação do Colegiado pelo Orientador, com pelo menos 20 dias de antecedência, sendo recomendado que um dos membros seja professor externo ao programa.

Fará jus ao título de Doutor em Matemática o discente regular que:
a) obtiver aprovação em, no mínimo, 6 (seis) disciplinas do quadro curricular do Programa, respeitando a média 7,0;
b) obtiver aprovação no Exame de Qualificação;
c) obtiver aprovação nas atividades Curriculares descritas acima;
d) obtiver aprovação no Exame de Proficiência em língua estrangeira;
e) obtiver aprovação no julgamento da Tese;
f) não tiver pendências junto às bibliotecas das universidades envolvidas;
g) atender aos requisitos estabelecidos nas normas gerais da instituição onde está matriculado;
h) encaminhar as alterações da Tese propostas pela Comissão Julgadora, no prazo estipulado, quando for o caso.