DEFESA DE DISSERTAÇÃO - PROFMAT-UFBA

Português, Brasil

DEFESA DE DISSERTAÇÃO MESTRADO - PROFMAT

Discente: Roberto Rosa Paixão

Título: Aprendizagem Significativa no Ensino de Simetrias: Uma Aplicação para o 7º Ano do Ensino Fundamental

Banca: José Nelson Bastos Barbosa (orientador)

Joseph Nee Anyah Yartey (UFBA)

Teles Araújo Fernandes (UESB)

Resumo:

O ensino de simetria é uma temática muito importante, pois a mesma está presente em muitas situações da vida diária e, portanto, é de fundamental importância que os alunos aprendam a identificá-la, pois isso pode contribuir inclusive com a aprendizagem de outros conteúdos. O objetivo deste trabalho é propor um ensino de simetrias baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, onde os alunos aprendam relacionando o novo conhecimento com os conhecimentos preexistentes em sua estrutura cognitiva. Neste trabalho é apresentada uma sequência de atividades de simetria, proposta para ser desenvolvida em sala de aula de alunos do 7º ano do ensino fundamental com a utilização do software de geometria dinâmica GeoGebra. Esse ensino de simetrias baseado na aprendizagem significativa e aplicado a partir de construções no GeoGebra facilita a construção e transformação das figuras geométricas e o entendimento das coordenadas cartesianas.

Data: 10/06/24

Horário: 15 h

Sala: https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/defesa-de-dissertacao-roberto-rosa-da-paixao/invite_userid?institution_slug=ufba

________________________________________________________________________________________________________________________