DISSERTAÇÃO - A MATEMÁTICA NA CULINÁRIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FRAÇÕES

Discente: LEONARDO NEWTON PAIVA BACELAR

Horário: 15:30h

Local: Sala 12 IME

Presidente: PROFA. DRA. MARIANA CASSOL (ORIENTADOR)

Interno: PROF DR. JOSE NELSON BASTOS BARBOSA

Externo: PROF. DR. JOSEPH NEE ANYAH YARTEY

Este trabalho propõe uma sequência didática para o ensino de frações direcionada a turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, partindo de possíveis vivências experimentadas pelos estudantes, com o objetivo de fazer com que tal conteúdo seja visto por eles com alguma familiaridade em seu cotidiano. A experiência compartilhada foi realizada com 43 estudantes, de duas turmas do sexto ano, do Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Salvador-Ba, utilizando as informações fracionárias de uma receita culinária, com a finalidade de explorar a relação delas com a quantidade real dos itens ali contidos. A atividade apresentou dois momentos: o da produção de um bolo a partir de uma receita, intencionalmente utilizada com a maior quantidade de frações em sua descrição e, em seguida, o da aplicação de um questionário qualitativo. Para fundamentar a escolha do tema e da metodologia, foi realizada uma pesquisa sobre o uso das frações por algumas civilizações e o surgimento dessa ideia ao longo do tempo, bem como sobre a importância da utilização do material concreto e da conexão da Matemática com atividades próximas à realidade do estudante. Além disso, buscou-se explorar a forma como os livros didáticos abordam o tema.

Data da Defesa: 
quinta-feira, 11 Dezembro, 2025 - 15:30